Síndrome do Impostor ou Sobre nunca saber o suficiente
- Maria Eduarda Mesquita
- 2 de jun. de 2023
- 2 min de leitura

Meu querido leitor desconhecido, caso você não tenha pego a última atualização, nas últimas semanas eu comecei a trabalhar como Chefe de Equipe na UPA, o que significa que eu fico responsável por manejar os pacientes graves, pelo eixo vermelho e internações. Para alguém que sempre teve uma sensação de nunca ser boa o suficiente, nunca estudar o suficiente ou nunca estar preparada o suficiente (o que seria suficiente?), os plantões de chefia despertaram ainda mais isso.
Agora, me vi estudando pro ATLS (Curso de Suporte Avançado de Vida no Trauma), lendo o Manual de Manejo de Via Aérea - famoso Walls, fazendo curso de SedoAnalgesia de Renato Lucas (recomendo), curso de gasometria do TDC (igualmente recomendado), estudando pra prova de residência e ainda pensando em me inscrever pra o Curso de ECG do CardioPapers. E depois disso tudo, me pego dizendo que não estou conseguindo dar conta de estudar tudo que preciso - por que será?
A medicina é grande demais para que você possa saber de tudo, eu costumo dizer para os internos, então você nunca estará pronto. Ainda assim, eu me pego pensando o mesmo: tenho que estudar mais, não estou pronta ainda. E quanto mais estudo, mais descubro quanta coisa eu não sei, e menos confiante eu me sinto - Sensação conhecida como Efeito Dunning-Krugger.

Gostaria de dizer que, após perceber isso, tive um brilhante insight que acalmou meu coração e extinguiu minha ansiedade por saber. Mas a mente humana não é tão simples assim. Sigo preocupada com todas as coisas que tenho para saber e ainda não sei, porém mais consciente da necessidade de ir com calma, uma pequena tarefa por vez. E caso você tenha seus próprios insights sobre o assunto, meu querido leitor, agradeço se compartilhar comigo.
Atenciosamente,
Uma autora levemente angustiada que não sabe o suficiente, muito menos sabe o que é ser suficiente.
Comments